Acesse Menu Fiscal > Emissão de nota fiscal.

Clique em Novo Item.

O que é IPI?

A sigla IPI significa Imposto Sobre Produtos Industrializados. Este imposto varia de acordo com a legislação vigente, o ramo de atividade da empresa e o produto. Esta tributação pode ser aplicada sobre produtos nacionais ou importados. Ao contrário do ICMS que vem destacado na NF-e, porém está incluso no preço do produto, o IPI vem à parte, ou seja, para se calcular  o preço de venda do seu produto, deve-se incluir este imposto no preço de venda final.

Na geração de NF-e do Hiper é necessário o preenchimento correto dos campos para que o IPI seja apresentado corretamente no documento fiscal.

Campo Situação tributário: O código da situação tributária determina a tributação (referente ao IPI) do produto. Ressaltamos que a situação tributária do IPI é separada da situação tributária do ICMS. Segue abaixo a tabela de situações para o IPI

<td”>Outras entradas

Código Descrição
00 Entrada com recuperação de crédito
01 Entrada tributada com alíquota zero
02 Entrada isenta
03 Entrada não-tributada
04 Entrada imune
05 Entrada com suspensão
49 Outras entradas
50 Saída tributada
51 Saída tributada com alíquota zero
52 Saída isenta
53 Saída não-tributada
54 Saída imune
55 Saída com suspensão
99 Outras saídas

Campo Base de cálculo: Neste campo é informado o valor total dos produtos que terão cobrança de IPI. Existem duas diferentes maneiras de obter este valor de acordo com a origem do produto:

  •  Na operação interna: O valor total da operação de que decorrer a saída do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial;
  • Na importação: O valor que servir ou que serviria de base para o cálculo dos tributos aduaneiros, por ocasião do despacho de importação, acrescido do montante desses tributos e dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo importador ou deste exigíveis.

 Campo Alíquota de IPI (%): Neste campo deve ser informado o percentual de alíquota que servirá para efetuar o cálculo do IPI. Este percentual pode ser obtido juntamente com o site da Receita Federal.

Veja também: Cadastrando itens da nota fiscal em edição