Para acessar a tela de itens da nota fiscal em edição acesse: Emitir nota fiscal eletrônica

– Em Itens da nota fiscal em edição, clique em Novo item.

Informe os dados do item nos campos correspondentes:

– CFOP: Informe neste campo o código de CFOP que o item em questão pertence. Para maiores informações acesse: Cadastrando um CFOP. Caso o usuário não saiba qual o código de CFOP vai utilizar, pressione <F4> ou clique na lupa que fica no final do campo para pesquisar.

– Produto: Informe neste campo o código de barras do produto. Caso não recordar o código de barras, pressione <F4> para abrir a pesquisa de produtos, ou aperte no botão com lupa para pesquisar.

– Grade: Este campo é carregado automaticamente após efetuar a seleção do produto.

– Endereço de origem:  Este campo é o local no qual o produto vai ser baixado do estoque. Ele é carregado automaticamente de acordo com o local especificado ao qual a filial está operando.

– Unidade de medida: Este campo é carregado automaticamente de acordo com o que foi cadastrado no cadastro de produtos.

– Quantidade: Informe neste campo a quantidade que deseja lançar na NF-e.

– Valor unitário: Este campo é carregado automaticamente a partir do cadastro de produtos, porém o sistema permite o usuário fazer o ajuste do valor de acordo com as permissões pré definidas ao mesmo.

– Desconto (%): Neste campo informe o percentual de desconto que será dado neste item. Este percentual está habilitado ao usuário de acordo com as permissões a ele concedidas. Ao informar este valor o sistema vai atualizar automaticamente os dados dos campos abaixo.

– Valor unitário com desconto: Este campo vai estar o valor unitário com o desconto aplicado. Caso o usuário alterar esta informação, o sistema automaticamente recalcula o percentual anteriormente informado e o valor total.

– Valor total: Neste campo vai estar o cálculo do valor total do item. Caso o usuário altere esta informação, o sistema automaticamente recalcula o percentual de desconto e o valor unitário com desconto do item. Se o usuário informar um valor mais alto que o calculado, tornando o valor unitário sem desconto menor que a divisão do total pela quantidade, o sistema atualiza o valor unitário para o resultado desta divisão (aumentando o valor unitário do item).

Informe também os dados adicionais para o item em questão como a tributação e Observações. Abaixo segue alguns artigos que explicam um pouco de cada tipo de tributação disponível.

 Destacando ICMS no item da NF-e

Aplicando IPI no item da NF-e

Aplicando ICMS ST em uma NF-e

Informando a tributação PIS em uma NF-e

Informando a tributação COFINS em uma NF-e

Caso esteja emitindo uma nota fiscal de importação, leia: Informando dados da importação em uma NF-e.

Empresas que são optantes pelo Simples nacional a alíquota segue normalmente um padrão que é contabilizado mensalmente juntamente com o fechamento contábil. Este valor pode ser configurado no cadastro da filial e será carregado automaticamente na Guia Simples nacional. Caso o operador precise alterar esta informação ela fica aberta para poder fazer qualquer alteração de acordo com a necessidade.

Na guia Informações adicionais, temos um campo para digitação de um texto livre, que será impresso na NF-e logo abaixo da descrição do produto. Este campo é ideal quando se deseja acrescentar alguma informação complementar para descrever de uma forma mais clara o produto no qual se está comercializando.

Clique em Confirmar (F3) ou pressione <F3> para salvar os dados deste item.

Quando terminar de fazer o lançamento de todos os itens, em Itens da nota fiscal em edição, clique em Processar (F3) ou pressione a tecla <F3>.