Acesse Menu Ordem de serviço > Ordens de serviço.

– Em Cadastro de ordem de serviço, selecione o cliente no campo Cliente ou digite o nome do mesmo para que o sistema localize.

Caso não encontre o cliente, ao lado do campo temos um botão de busca para que o usuário possa localizar e selecionar.

Após selecionado o cliente, os campos E-mail, Telefone e Celular serão automaticamente carregados de acordo com o que está no cadastro do cliente. caso o usuário deseje alterar estes dados os mesmos ficam abertos para modificação. Caso um ou mais campos não forem preenchidos, verifique se os dados do cliente.

– No campo Observações gerais, descreva os dados adicionais pertinentes à ordem de serviço.

– Na tabela Objetos podem ser incluídos objetos aos quais serão efetuados o serviço necessário. Clicando em Novo objeto, na tela Cadastro de objetos em ordem de serviço, o usuário pode selecionar o objeto, bem como cadastrar um novo, caso seja necessário (vide: Cadastrando objetos de ordem de serviço (OS)).

– Na caixa de texto Defeito, o usuário poderá descrever o defeito ao qual foi reportado no objeto em questão.

Clique em Confirmar para concluir o cadastro do objeto e retornar à tela principal de cadastro.

Na guia Serviços devem ser cadastrados os serviços que serão efetuados na ordem em questão.

– Informe os dados necessários nos campos pertinentes:

Técnico: selecione responsável pelo serviço.

Serviço: selecione ou digite o serviço que vai ser incluso.

Quantidade: informe qual a quantidade do serviço for necessário.

Valor unitário e Valor total: Se o usuário informar o valor unitário, o sistema multiplica o mesmo pela quantidade para obter o valor total; caso o mesmo alterar o valor total, o sistema divide o valor pela quantidade e coloca o resultado no campo Valor unitário.

Clique em Concluir (F3).

 

Na tela Detalhes da Ordem de serviços,  defina a categoria da OS no campo Categoria, informe o número interno da OS caso exista, no campo Número interno OS, a data de emissão e previsão de entrega devem ser informados nos campos Emissão e Prazo, respectivamente.

O sistema sugere as datas, mas é possível alterar estas informações.

– No campo Prioridade, defina a prioridade da ordem de serviço.

– No campo Situação, defina se a OS está pendente ou finalizada.

Caso a OS estiver aguardando materiais para manutenção, marque Aguardando material.

Se o usuário tenha enviado um orçamento ao cliente e esteja esperando aprovação, marque Aguardando aprovação de orçamento.

Com a entrega já efetuada, clique em Entrega realizada.

Clique em Concluir (F3) para terminar a gravação da OS.

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