São necessários alguns passos para você configurar uma NFC-e.

 – Cadastrar dados do Emissor

Preencha os dados correspondentes nas abas Geral, NFC-e, Proxy, Email. Caso você já tenha realizado essa etapa em versões anteriores, por padrão, esses campos já estarão preenchidos.

  • Em Versão do layout é selecionado qual a versão de xml que o emissor vai operar. O padrão nacional atualmente é a versão 3.10.
  • No campo Formato de impressão do NF-e é selecionado o layout (retrato ou paisagem) da impressão do documento fiscal.
  • Ambiente é usado para definir se a NF-e vai ser emitida no ambiente de testes ou de produção.
  • Na UF do emitente informe o estado no qual a filial se encontra (é importante informar este dado corretamente, pois o sistema vai buscar qual é o servidor de envio do xml padrão para o Estado designado neste campo)
  • Defina uma senha de acesso ao certificado digital.
  • Escolha o certificado digital no campo Arquivo do certificado digital para que o sistema possa usá-lo para se autenticar nos servidores de NF-e.
  • No lado direito da tela existe a opção de se selecionar um logotipo para que o mesmo seja incluído no DANFE. Para isso selecione uma imagem no formato jpeggif ou png para ser utilizada.
  • É possível também a opção de imprimir um quadro com os dados do emitente do DANFE, que pode ser determinado marcando a flag Imprimir quadro com dados do emitente no DANFE.

Em seguida, na aba NFC-e informe o Código token e o ID token.

Na guia Proxy devem ser configuradas as definições de autenticação do servidor, caso o ambiente onde está sendo instalado o sistema de envio de NF-e estiver protegido por um servidor proxy.

No campo Host do servidor de proxy informe o IP ou host onde o serviço está ativo (normalmente o proxy opera no mesmo IP do gateway da rede). Na Porta informe a porta que opera o servidor proxy (a porta padrão é 3128, mas temos alguns servidores que operam na porta 8080).

usuário e senha, é necessário quando o servidor proxy exige autenticação. Estes dados são obtidos com o administrador de redes. O campo Domínio, é para informar o nome da rede na qual o proxy está trabalhando.

Marque a Navegação com proxy ativa  para que o sistema passe a utilizar os dados cadastrados nesta tela.

Para concluir, clique em Confirmar (F3).

– Informar código e token para a NFC-e

Caso você não tenha preenchido na etapa anterior, é necessário informar o Código Token e o ID Token nesta tela.


– Cadastrar série e numeração de notas fiscais

Em Séries de documento fiscal selecione a filial na qual deseja emitir NFC-e e clique em Nova série fiscal.

Em Cadastro de série de documento fiscal, o sistema já traz o modelo pré definido e o CNPJ da filial selecionada anteriormente. É necessário informar o número da série do documento fiscal no campo Série e o número corrente da NF-e que já foi emitida.

Caso seja um novo certificado que não tenha sido emitido nenhum documento fiscal, pode-se colocar o número 1 no campo Número atual.

No campo Informação complementar para nota fiscal pode ser incluídas observações da nota que serão adotadas como observações padrão para a mesma.

Para gravar as informações, clique em Confirmar (F3).

– Configurar e-mail para envio

Para que o sistema envie os XML e as NF-e para os destinatários, é necessário configurar uma conta de envio de emails, clicando em Configuração de e-mail.

– Configurar TEF e Frente de Caixa

Nas opções Geral e TEF, temos algumas opções que são customizáveis para o frente de caixa. Acesse este menu caso queira alterar alguma dessas configurações padrão.

– Outras configurações

Configure as opções de venda do frente de caixa do sistema. Acesse Definindo as configurações de venda do Frente de caixa (PDV), para saber mais sobre a parametrização do frente de caixa.

Clique em Confirmar (F3) para concluir suas configurações.


Pronto! O Hiper já está pronto para uso.